Boa pergunta, faz sentido que ambos se beneficiassem. Acho que alguns óleos diesel
têm modificadores de atrito, mas não muitos deles. Nunca tive problemas com patinagem da embraiagem, por isso presumo que os que uso (Castrol GTXD, o melhor do Wallmart, o da Halfrauds) não os têm, embora isso dificilmente seja científico. Uma pesquisa na web provavelmente esclareceria isso. O fósforo é mais alto nos óleos diesel, tornando-os melhores para lidar com alta pressão. Talvez os modificadores usados em óleos para motores a gasolina tenham um efeito negativo na forma como o fósforo funciona, ou nas qualidades anti-cisalhamento necessárias em um motor diesel, quem sabe?
De qualquer forma, muitas pessoas fora do Reino Unido usam óleo diesel. Veja
http://www.shell.com/home/PlainPage...nPageServlet?FC=/rotella-en/html/iwgen/ask_our_expert/app_askourexpert_faq.html para uma menção do uso de óleos diesel em bicicletas. Faz sentido quando você pensa nisso - desde que os modificadores não estejam lá, a formulação de um óleo diesel é projetada para alta compressão e deve ser boa para motores de bicicleta, especialmente os de baixa potência como os V-twins da Honda. Os motores a diesel levam uma vida difícil, especialmente os motores modernos estressados. Claro, não precisamos de formulações anti-fuligem, mas presumivelmente não fazem mal. Duvido que sejam 'melhores' na proteção dos componentes internos do seu orgulho e alegria do que um óleo específico para bicicletas de alta qualidade, mas também duvido que sejam muito piores e certamente fazem o trabalho.
O problema com a comunidade motociclística moderna (principalmente 'motociclistas de lazer' sem dinheiro, ao contrário das gerações anteriores mais pobres) é que somos bastante vulneráveis à propaganda de marketing. Exceto para Enfields, as bicicletas geralmente não vendem bem quando os fabricantes nos dizem que seu modelo mais recente é de baixa tecnologia, ou pelo menos tecnicamente o mesmo que um modelo do final dos anos 80. Queremos potência máxima, menor peso e materiais e designs de alta tecnologia - o mercado é principalmente sobre competição e corrida, afinal. Por que
alguém que compra isso usaria algo diferente do óleo 'melhor' e mais 'adequado' para o trabalho? Não vemos como esses óleos wizz funcionam, então é um pouco um negócio de 'roupas novas do imperador'. Tudo o que quero em um óleo é algo que proteja meu motor e não custe uma fortuna. Eu não me importo se eu conseguir alguns cavalos a mais por causa de suas propriedades escorregadias - se eu me importasse com potência, eu não teria um AT