Honda XRV Forum banner

Melhor tipo de óleo para a minha Africa Twin 750?

40K views 24 replies 15 participants last post by  stingray  
#1 ·
Alguém sabe qual é o melhor tipo de óleo para usar na minha xrv750 de 1998? Estou pensando em usar 10-40w totalmente sintético, mas não tenho certeza se isso fará a embreagem patinar ou fará a embreagem desgastar mais rápido? No momento, estou usando a moto apenas para lazer. Mas em julho, vou dar uma volta por partes da Europa com alguns amigos para uma viagem de moto (cerca de 3000 milhas). Alguém pode sugerir qual óleo é o melhor para uso normal e qual é o melhor para viagens longas e temperaturas quentes?

Obrigado Tony.
 
#2 ·
Alguém sabe qual é o melhor tipo de óleo para usar na minha xrv750 de 1998? Estou pensando em usar 10-40w totalmente sintético, mas não tenho certeza se isso fará a embreagem patinar ou fará a embreagem desgastar mais rápido? No momento, estou apenas usando a bicicleta para lazer. Mas em julho, vou dar uma volta por partes da Europa com alguns amigos para uma viagem de bicicleta (cerca de 3000 milhas). Alguém pode sugerir qual óleo é o melhor para uso normal e qual é o melhor para viagens longas e temperaturas quentes?

Obrigado Tony.
Eu uso castrol power 1 GPS 10-w40 (no verão) e 10-w30 no inverno..

arrancado de uma pesquisa no google

  • Castrol Power 1 GPS é um óleo de motor 4 tempos semi-sintético avançado que oferece lubrificação e proteção superiores do motor. Ele mantém uma camada resistente de proteção nas peças do motor e da transmissão, o que é importante para motocicletas que são pilotadas com força por longos períodos de tempo. O Power 1 GPS reage às mudanças na temperatura do motor, fornecendo proteção adicional contra falhas térmicas e mecânicas.
  • Proteção extrema em alta temperatura
  • Proteção superior do motor em alta velocidade, que prolonga a vida útil do motor
  • Proteção contra depósitos nocivos do motor
  • Excelente qualidade de troca de marchas
  • Excelente desempenho da embreagem úmida
  • Excelente proteção do sistema de exaustão e catalisador
  • SAE 10W-40, API SG, JASO MAVem em 1 litro e 4 litros
É caro, mas eu gosto..
 
#3 ·
Alguém sabe qual é o melhor tipo de óleo para usar na minha xrv750 de 1998? Estou pensando em usar 10-40w totalmente sintético, mas não tenho certeza se isso fará a embreagem patinar ou fará a embreagem desgastar mais rápido? No momento, estou usando a moto apenas para lazer. Mas em julho, vou dar uma volta por partes da Europa com alguns amigos para uma viagem de moto (cerca de 3000 milhas). Alguém pode sugerir qual óleo é o melhor para uso normal e qual é o melhor para viagens longas e temperaturas quentes?

Obrigado Tony.
Óleo de motocicleta...não óleo de carro. Gosto da mistura sintética/petróleo. O melhor dos dois IMO...e você pode usar um ou outro em caso de necessidade.
 
#4 ·
Eu uso Motul Factory Line, totalmente sintético e NUNCA tive qualquer patinagem da embraiagem.

Usei 15w/50 e 5w/30 por nenhuma outra razão senão porque consegui barato, mas há outros aqui que usaram óleo de motor de carro a diesel.

Eu acho que, desde que NÃO haja aditivos anti-fricção, a sua embraiagem DEVE estar OK. O homem da Motul disse-me que os seus produtos eram seguros para embraiagens húmidas porque continham "Ésteres", o que quer que sejam!

Pessoalmente, se eu tivesse que pagar o preço real, usaria o óleo mais barato que pudesse obter para o AT, pois o motor não é exatamente uma besta de alto desempenho e alta tensão.
 
#5 ·
Olá da Noruega.
Eu uso nos últimos 17 anos óleo semi-sintético Castrol, para carros no meu AT. Magnatec ou lightek ou algo semi-sintético. Usei às vezes Mobil 1 (óleo totalmente sintético) e.... sempre usei óleo para carros. NUNCA tive o menor problema no meu motor, caixa de velocidades, nada. Lembro-me de usar óleo MC, há uns 20 anos (Rock oil) na minha primeira twin, e tive problemas com a mudança de velocidades. É um mito que os óleos para carros de hoje não sejam bons o suficiente para uma MC, especialmente uma como a twin (baixa rotação, etc.). Eu costumava trabalhar com uma pessoa que era gerente de vendas na statoil aqui na Noruega. Ele me disse que em 99% dos casos, eles mudam apenas o rótulo na caixa de óleo de óleo de carro para óleo MC. Em alguns poucos casos, eles adicionam um ou outro aditivo, que é basicamente projetado para rotações mais altas ou porque o óleo nas MCs também passa pela caixa de câmbio.
Mas como dizem aqui na Noruega, as opiniões são como o fundo, divididas em 2.

Espero que isso ajude... e desculpe meu inglês ruim.
Aikidimi
 
#6 · (Edited)
A verdade é que, a menos que você seja um especialista em óleo e analise cada componente adicionado a um óleo e realize testes completos de óleos em toda uma gama de situações - nenhum de nós sabe qual é o 'melhor' óleo a ser usado!!!

Olhe para a especificação do óleo que a Honda recomenda e escolha uma marca/preço com o qual você esteja satisfeito e siga em frente.

Pessoalmente, prefiro usar um óleo mais barato e trocá-lo com mais frequência

Phil

Atualmente, estou usando isso; http://www.xrv.org.uk/forums/showthread.php?t=24798 que parece bom, mas também parecia o Motul que eu usava, e o óleo Hein Gerricke e o Morris's.........
 
#9 ·
Alguém sabe qual é o melhor tipo de óleo para usar na minha xrv750 de 1998? Estou a pensar usar 10-40w totalmente sintético, mas não tenho a certeza se isso fará a embraiagem patinar ou fará a embraiagem desgastar-se mais rapidamente? De momento, estou apenas a usar a mota para lazer. Mas em julho vou dar uma volta por partes da Europa com alguns amigos para uma viagem de mota (cerca de 3000 milhas). Alguém pode sugerir qual o óleo que é melhor para uso normal e qual o melhor para viagens longas e temperaturas quentes?
Olá.....Tenho usado o óleo para mota totalmente sintético 5-40 da Halfords.....principalmente porque sobrou da mota de enduro que eu costumava ter....e porque era mais barato do que os óleos totalmente sintéticos de 'marca'.....

Fiz uma viagem de 2500 milhas pela Europa e Suíça em condições de calor sem qualquer indicação de patinagem da embraiagem....Notei que o @ usou uma pequena quantidade de óleo a alta velocidade nas autoestradas durante 1000 milhas, mas não o suficiente para me preocupar em completar...por isso estou satisfeito com isso....:thumbleft:
 
#10 ·
Sim, também depende do que você quer dizer com 'o melhor' - presumivelmente o mais protetor. Para mim, o custo entra em jogo em grande medida. Quando eu estava fazendo quase 4.000 milhas por mês, eu fazia uma troca a cada mês ou mais (óleo e filtro a cada dois meses) - isso é muito caro se você comprar óleos de motocicleta, particularmente os bons. No entanto, eu uso óleo de carro a diesel (10w40), que não tem os modificadores de fricção que os óleos de carro a gasolina têm. Pode parecer uma má ideia, mas realmente funciona - eu fiz 87.000 milhas (eu acho - pode ser mais no momento), e nenhum desgaste óbvio, o motor ainda está apertado. Sem patinação da embreagem também (na verdade, ainda estou com a embreagem original!). Você pode encontrar mais informações sobre o uso de óleo diesel em motos na Net, mas não me lembro de cabeça onde.
 
#17 ·
Sim, também depende do que você quer dizer com 'o melhor' - presumivelmente o mais protetor. Para mim, o custo entra nisso em grande medida. Quando eu estava fazendo quase 4.000 milhas por mês, eu estava fazendo uma troca a cada mês ou mais (óleo e filtro a cada dois meses) - isso é muito caro se você comprar óleos de motocicleta, particularmente os bons. No entanto, eu uso óleo de carro a diesel (10w40), que não tem os modificadores de fricção que os óleos de carro com motor a gasolina têm. Pode parecer uma má jogada, mas realmente funciona - eu fiz 87.000 milhas (eu acho - pode ser maior no momento), e nenhum desgaste óbvio, o motor ainda está apertado. Sem patinagem da embreagem também (na verdade, ainda estou com a embreagem original!). Você pode encontrar mais informações sobre o uso de óleo diesel em motos na Net, mas não me lembro onde de cabeça.

Eu não tive uma experiência tão boa usando 0w50 ou 5w40/50 em meus Transalps anteriores, mas apenas porque o sintético era exorbitantemente caro, e o consumo de óleo era muito maior.

~£8 por 5 litros de óleo mineral diesel, ou ~£30 por 4 litros de material sintético com uma foto de uma moto na frente. A escolha é sua...
Eu também estou usando óleo de motor diesel no meu AT e concordo totalmente com lord stig.
Não que eu tenha feito quase tantas horas no meu AT quanto lord stig, mas acho que se alguma coisa mudasse em relação ao óleo recomendado ou óleo diesel, você notaria na embreagem antes de qualquer outra coisa. Não notei nenhuma mudança e definitivamente não há patinagem da embreagem.
 
#12 ·
Olá Tony, Não se preocupe com o óleo, um passarinho (Paddy) me disse que sua bomba de combustível pifou... Eu vou te arranjar alguns protetores de farol, você não gostaria que uma velha RD04 levantasse pedras até a Turquia, não é? Mint XRV 750, minha bunda!!!!:thumbleft: Conversa de luta, eu te digo.....
 
#13 ·
Hey Tony,
Dont worry about the oil, a little bird (Paddy) told me that your fuel pump has given up...i'll get you some headlamp protectors, you wouldn't want an old RD04 kicking up stones all the way to Turkey now would you.
todas as bombas de combustível desistem, basta entrar na loja (aqui no canto esquerdo) e comprar uma faceta.. trabalho feito.
 
#15 ·
Olá
Sobre o assunto de Ésteres em óleo (fiz isso na faculdade de agricultura há muitos anos), eles são um aditivo de molécula de cadeia longa que se decompõe quando o óleo é misturado em seu motor, então, enquanto o óleo está esfriando, reconstrói-se em uma coisa de cadeia longa, então, basicamente, seu óleo se reconstrói até que o éster seja esgotado ou apenas gasto, coisa inteligente é esse éster.
 
G
#16 ·
O que funcionar bem. Economizar dinheiro talvez não seja o principal objetivo dos óleos de motor. Usei Castrol GP 10w40 mineral e GPS 10w40 e o 10w40 da Honda. Agora estou usando Motorex formula 10w40 semisintético. O próximo é provavelmente 15w50 da Motorex. Talvez esse GPS tenha sido o pior. As marchas estavam duras com isso.
 
#18 ·
Obrigado por se revelar como um colega 'Dieseler' Dr Green! Gostaria de saber se há mais alguém aqui que use isso? A minha sensação é que as pessoas são mais propensas a gastar em óleo de moto sintético ou semi-sintético caro, pensando que isso lhes dará melhor proteção, e depois gastar mais num filtro de ar K&N que pode causar desgaste prematuro do furo porque 'flui livremente' o ar. Hmm, ótima lógica...
 
#19 ·
Por que o óleo diesel não conteria modificadores/redutores de atrito?
Certamente, a vida útil do motor e a eficiência de combustível são importantes, seja gasolina ou diesel???
Certamente, os óleos de motor diesel modernos são classificados como 'SHPD' (diesel de alto desempenho) e 'economizadores de energia'.....

Phil
 
#20 ·
Boa pergunta, faz sentido que ambos se beneficiassem. Acho que alguns óleos diesel têm modificadores de atrito, mas não muitos deles. Nunca tive problemas com patinagem da embraiagem, por isso presumo que os que uso (Castrol GTXD, o melhor do Wallmart, o da Halfrauds) não os têm, embora isso dificilmente seja científico. Uma pesquisa na web provavelmente esclareceria este ponto. O fósforo é mais alto nos óleos diesel, tornando-os melhores para lidar com alta pressão. Talvez os modificadores usados ​​em óleos de carros com motor a gasolina tenham um efeito negativo em como o fósforo funciona, ou nas qualidades anti-cisalhamento necessárias em um motor diesel, quem sabe?

de qualquer forma, muitas pessoas fora do Reino Unido usam óleo diesel. Veja http://www.shell.com/home/PlainPage...nPageServlet?FC=/rotella-en/html/iwgen/ask_our_expert/app_askourexpert_faq.html para uma menção do uso de óleos diesel em bicicletas. Faz sentido quando você pensa nisso - desde que os modificadores não estejam lá, a formulação de um óleo diesel é projetada para alta compressão e deve ser boa para motores de bicicletas, especialmente os de baixa potência, como os V-twins da Honda. Os diesel têm uma vida difícil, especialmente os motores modernos estressados. Claro que não precisamos de formulações anti-fuligem, mas presumivelmente não fazem mal. Duvido que sejam 'melhores' na proteção das entranhas do seu orgulho e alegria do que um óleo específico para bicicletas de alta qualidade, mas também duvido que sejam muito piores e certamente fazem o trabalho.

O problema com a comunidade motociclística moderna (principalmente 'motociclistas de lazer' sem problemas de dinheiro, ao contrário das gerações anteriores mais pobres) é que somos bastante vulneráveis ​​à propaganda de marketing. Exceto para Enfields, as bicicletas geralmente não vendem bem quando os fabricantes nos dizem que seu modelo mais recente é de baixa tecnologia, ou pelo menos tecnicamente o mesmo que um modelo do final dos anos 80. Queremos potência máxima, menor peso e materiais e designs de alta tecnologia - o mercado é principalmente sobre competição e corrida, afinal. Por que alguém que compra isso usaria algo diferente do óleo 'melhor' e mais 'adequado' para o trabalho? Não vemos como esses óleos wizz funcionam, então é um pouco um negócio de 'roupas novas do imperador'. Tudo o que quero em um óleo é algo que proteja meu motor e não custe uma fortuna. Eu não me importo se eu conseguir alguns cavalos a mais por causa de suas propriedades escorregadias - se eu me importasse com potência, eu não teria um AT :eek:
 
#21 ·
Boa pergunta, faz sentido que ambos se beneficiassem. Acho que alguns óleos diesel têm modificadores de atrito, mas não muitos deles. Nunca tive problemas com patinagem da embraiagem, por isso presumo que os que uso (Castrol GTXD, o melhor do Wallmart, o da Halfrauds) não os têm, embora isso dificilmente seja científico. Uma pesquisa na web provavelmente esclareceria isso. O fósforo é mais alto nos óleos diesel, tornando-os melhores para lidar com alta pressão. Talvez os modificadores usados ​​em óleos para motores a gasolina tenham um efeito negativo na forma como o fósforo funciona, ou nas qualidades anti-cisalhamento necessárias em um motor diesel, quem sabe?

De qualquer forma, muitas pessoas fora do Reino Unido usam óleo diesel. Veja http://www.shell.com/home/PlainPage...nPageServlet?FC=/rotella-en/html/iwgen/ask_our_expert/app_askourexpert_faq.html para uma menção do uso de óleos diesel em bicicletas. Faz sentido quando você pensa nisso - desde que os modificadores não estejam lá, a formulação de um óleo diesel é projetada para alta compressão e deve ser boa para motores de bicicleta, especialmente os de baixa potência como os V-twins da Honda. Os motores a diesel levam uma vida difícil, especialmente os motores modernos estressados. Claro, não precisamos de formulações anti-fuligem, mas presumivelmente não fazem mal. Duvido que sejam 'melhores' na proteção dos componentes internos do seu orgulho e alegria do que um óleo específico para bicicletas de alta qualidade, mas também duvido que sejam muito piores e certamente fazem o trabalho.

O problema com a comunidade motociclística moderna (principalmente 'motociclistas de lazer' sem dinheiro, ao contrário das gerações anteriores mais pobres) é que somos bastante vulneráveis ​​à propaganda de marketing. Exceto para Enfields, as bicicletas geralmente não vendem bem quando os fabricantes nos dizem que seu modelo mais recente é de baixa tecnologia, ou pelo menos tecnicamente o mesmo que um modelo do final dos anos 80. Queremos potência máxima, menor peso e materiais e designs de alta tecnologia - o mercado é principalmente sobre competição e corrida, afinal. Por que alguém que compra isso usaria algo diferente do óleo 'melhor' e mais 'adequado' para o trabalho? Não vemos como esses óleos wizz funcionam, então é um pouco um negócio de 'roupas novas do imperador'. Tudo o que quero em um óleo é algo que proteja meu motor e não custe uma fortuna. Eu não me importo se eu conseguir alguns cavalos a mais por causa de suas propriedades escorregadias - se eu me importasse com potência, eu não teria um AT :eek:
Pessoalmente, achei este tópico muito interessante. Minha opinião sobre óleo é que ele é como um seguro, ele mantém os reparos caros fora por um tempo. Nunca ouvi falar de usar óleo diesel. e farei muita pesquisa sobre isso. A principal razão pela qual optei pelo Castrol GPS é que é uma marca que conheço. É incrível como as marcas podem ser diferentes de um país para outro. Usei alguns óleos muito ruins na minha vida e, por isso, tenho um pouco de receio de usar as coisas mais baratas.

Eu adoraria que Jenna ou Kymmy entrassem aqui na questão do diesel. Acho que isso pode ser uma verdadeira tábua de salvação para os viajantes. Quão bem os óleos diesel lidariam com coisas off-road???
 
#22 ·
Sim, é um debate que vale a pena, Xander. Eu também não costumo usar óleos muito baratos - apenas os da Asda em último caso, mas confio que, se o óleo atender à especificação API correta, ele deve fazer o trabalho. Castrol GTX D é o que eu prefiro - atualmente £14,99 na Wilkinson (caramba, subiu?!?), mais barato, eu acho, no meu Wall Mart/Asda local... Então, que sabedoria existe por aí?
 
#24 ·
O manual Haynes recomenda uma classificação API SE, SF ou SG.

Acabei de comprar Castrol Power 1 GPS e diz classificação API SJ.

O que significam todas essas classificações S e SJ é aceitável para usar, mesmo que SJ não esteja listado no manual Haynes?

Saudações
Gaz
 
#25 ·
Se me lembro bem:p....os códigos dizem respeito às normas SAE (Society of Automotive Engineers). Existem duas referências "S" e "C" que denotam motores de ignição por faísca (gasolina) e ignição por compressão (diesel). A letra que segue os códigos "S" ou "C" define um padrão de óleo mais elevado, ou seja, passou em mais critérios dentro do padrão SAE. Quanto mais alta a letra no alfabeto, mais critérios ela cumpre.